José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum
Ao badalar dos sinos da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, as 20h - horário local, deu-se inicio a Santa Missa de Ordenação Episcopal dos Monsenhores Arthur Henrique e Gabriel Pavan, nomeados respectivamente pelo Papa João, para os serviços de Bispo Auxiliar para a Diocese de Overland e Bispo Auxiliar para a Diocese de Roma.
(durante o canto do Veni Creator)
A Ordenação ocorreu neste dia 29 de Abril de 2023, passados exatos 1 mês da nomeação feita pelo Santo Padre, o Papa João, que faleceu dia 12 deste mês corrente. Neste tempo, os dois monsenhores participaram dos Funerais Papais e do Santo Conclave, tendo em vista a proximidade dos dois com a Cúria Romana. Ao final do Conclave, com a eleição do sucessor do pontífice que lhes nomeou, Gabriel Pavan teve o privilégio de receber o solidéu e o barrete cardinalício do Cardeal Ferraz, eleito Papa Paulo II, e ser posteriormente nomeado ao ofício de Auxiliar da Arquidiocese de Salvador.
A celebração se seguiu, e após a proclamação do evangelho, foi cantado o Veni Creator Spiritus, canto de invocação ao Espírito Santo, para que guie a ordenação, e após o canto, é feita a chamada do eleito e a confirmação de sua nomeação. Prosseguiu-se com a homilia, nessa ocasião proferida pelo próprio Sumo Pontífice, durante a homilia, o Papa ressaltou brevemente sobre o serviço do "Bom Pastor" exercido pelos Bispos na Santa Igreja, e destacou ainda mais sobre o trabalho que os presbíteros passariam a exercer.
(Homilia proferida por Sua Santidade, João)
Após a homilia, o celebrante prossegue o rito com as interrogações aos ordinandos, e após isso, procede a ladainha de todos os santos, onde os eleitos se prostram no chão, em sinal de entrega ao Espírito Santo e a vontade de Deus.
(prostração e ladainha de todos os santos)
Seguida a ladainha, o celebrante e os bispos concelebrantes impõem suas mãos sobre a cabeça dos eleitos, a fim de que se cumpra e se proceda a dita sucessão apostólica, e por fim, reza a oração consecratória, em que firma o rito e confirma a ordenação dos Monsenhores ao 3º grau do sacerdócio de Cristo.
(o Santo Padre impõe as mãos sobre o Mons. Pavan)
(os concelebrantes impõem as mãos sobre os Monsenhores)
Depois da oração, os eleitos, agora bispos, são ungidos na cabeça com o óleo do crisma, depois revestidos da Mitra e do Báculo, sinais do serviço episcopal, e o celebrante os dirige a sede localizada ao lado do altar, para que sejam reconhecidos como Pastores.
(o Santo Padre os unge a cabeça com o óleo do crisma)
(o Santo Padre lhes impõe a mitra)
(o agora, Dom Arthur Aquino, assenta-se na sede lateral)
(Liturgia Eucarística)
(Alocução de Dom Arthur ao Santo Padre e demais presentes)
(Benção Final)
(Fotos Oficiais da Celebração)
(O Santo Padre e seus Ordenados)
Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
Equipe Editorial Clerum
Tags
Reportagem




























