Reportagem #013 | Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum

Ao badalar dos sinos da Basílica de Santa Maria Maior, as 18h45 - horário local, deu-se inicio a Entrada solene de S. Santidade O Papa Paulo. Após sua solene entrada na Basílica, ele encontrou-se com o Pontífice Latino-Americano e Hispânico de Minecraft, Gregório, juntamente de sua comitiva da Comunidade Hispânica.


(Entrada Solene do Santo Padre)




(Os Pontífices das Comunidades Católicas de Minecraft se encontram para a dedicação)

Após a recepção, o Santo Padre convidou os bispos da comitiva para celebrarem juntos com nossa comunidade, deu-se inicio a celebração solene de dedicação, conforme o Pontifical dos Bispos. Entrou-se ao altar e dirigiram-se as respectivas sedes, logo após o Santo Padre proferiu a benção sobre a água que seria aspergida no altar e na igreja. A aspersão ficou por conta dos demais concelebrantes, em toda a igreja.




(O Santo Padre a frente do altar central da basílica)


(A aspersão da Igreja e do Altar, feita pelos bispos concelebrantes)

Após a aspersão, prosseguiu-se o Glória e a Liturgia da Palavra. Em conformidade com os ritos de dedicação de uma igreja, as leituras foram dedicadas ao sentido teológico da reunião do povo de Deus em um lugar sagrado e da edificação da Igreja de Deus. A primeira leitura provem do livro de Neemias, onde o sacerdote Esdras abre o livro da lei e lê diante do povo, e declara festa da edificação do templo de Deus, na segunda leitura São Paulo fala aos coríntios que somos um corpo, independente de origem ou ordem, pois nos ligamos em Cristo Jesus.



(Respectivamente, Primeira e Segunda Leitura e o Santo Evangelho)

Na homilia, o Santo Padre falou do evangelho proferido na liturgia, segundo São João, citando do cuidado de nós mesmos como "templos santos", refletindo com isso a dedicação do devido templo, templo este que Cristo queria como alicerce, e citou um fato curioso sobre a edificação da mesma basílica, também conhecia como "Santa Maria das Neves", devido a um fato de que, anos antes da construção, haveria nevado sobre o monte em que está a basílica, no mês mais árido na cidade de Roma. O Santo Padre complementou então que, nada mais justo do que colocar sobre o altar desta basílica, as relíquias da Manjedoura de Belém, representando a edificação do altar do Cristo, que é trago a nós pela Santíssima Virgem Maria, verdadeiro templo e sacrário do Deus Encarnado. Encerrou sua homilia confiando a Comunidade ao zelo de Maria Santíssima, para que, sob o modelo dela, possamos edificar bem o nosso "templo interior".


(Fotos da homilia do Santo Padre)

Após a homilia, como prescrito pelo Pontifical, seguiu-se a prece litânica aos santos e bem-aventurados, a fim de que os santos auxiliem a santificar o templo. Depois foram colocados ao centro do altar, as relíquias dos santos mártires e da Manjedoura, como mencionado pelo Santo Padre em sua Homilia. Seguidamente o Pontífice proferou sobre o altar e a igreja a Prece de Dedicação, a fim de que, pelo terceiro grau da ordem, a igreja esteja apta para o seu uso na solene liturgia.

(durante a ladainha dos santos)

(depositando as reliquias dos mártires e da manjedoura)

(durante a prece de dedicação)

Após a prece, o Santo Padre abençoou o óleo do Crisma, para que os bispos ungissem a Igreja e o altar da basílica. Seguidamente também, como proposto no rito, incensou-se o altar e a igreja, e depois acenderam-se as velas principais e decorou-se os altares.
 

(primeira incensação do altar)



(unção do altar e das paredes da igreja)

Por fim, seguiu-se a celebração conforme o rito comum da eucaristia, e vale ressaltar que, pela primeira vez, todas as basílicas papais de Roma estão em conformidade, em plenas condições de funcionamento, em 8 anos de atuação da Comunidade em Minecraft. Ao final da comunhão, as espécies eucarísticas foram transladadas e depositadas pela primeira vez no novo sacrário, na lateral direta da basílica.



(liturgia eucarística e rito de comunhão)



(translado e deposição da reserva eucarística)

Ao final da celebração, o Santo Padre agradeceu a todos pela presença, em especial ao Papa Gregório e os membros da comunidade irmã de língua espanhola, e seguiu sua palavra ao Rev. Mons. Erick Breno de Carvalho Bergoglio, responsável por assumir a reforma e organizar a dedicação da Basílica, que dirigiu algumas palavras de gratidão a todos que contribuíram para que a igreja fosse edificada e dedicada solenemente pelo Santo Padre.

Terminadas as falas do Mons. Bergoglio, o Santo Padre concedeu a benção final e se registrou a celebração com sua foto oficial. Confira essas e mais outras aqui e no nosso Instagram, @clerumfotos.minecraft.

(foto oficial da celebração)


(Os pontífices e a comitiva hispânica)

(O Santo Padre, Paulo, entrega a comunhão a Gregório, irmão na fé)




(O Santo Padre distribui a comunhão aos demais participantes)

(A reserva eucarística antes da deposição no sacrário)

(A virgem "Salus Populi Romani" representada em forma de pixel)


(ultima saudação entre os pontífices ao final da celebração)

Você pode acompanhar a transmissão, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa de Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Clique aqui e confira. ;-) 
Confira também as principais fotos no Instagram Oficial da Comunidade Católica de Minecraft e da nossa agência, Clerum Fotos. @clerumfotos.minecraft.

Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.

Equipe Editorial Clerum

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem