José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum
Ao badalar dos sinos da excelsa Catedral Basílica-Primacial, as 20h30 - horário local, deu-se inicio a Solene Dedicação da Catedral de Salvador, presidida pelo Arcebispo Primaz, o Cardeal Alcântara. A celebração contou com a presença de parte do Clero da Arquidiocese, e bispos convidados, juntos também para celebrar o encerramento das atividades jubilares pelos 2 anos de criação da Arquidiocese Soteropolitana.
Deu-se inicio a celebração solene de dedicação, conforme o Pontifical dos Bispos. Entrou-se ao altar e dirigiram-se as respectivas sedes, logo após o Arcebispo proferiu a benção sobre a água que seria aspergida no altar e na igreja. A aspersão foi feita normalmente pelo celebrante, no altar-mor e principal e em toda a igreja.
Após a aspersão, prosseguiu-se o Glória e a Liturgia da Palavra. Em conformidade com os ritos de dedicação de uma igreja, as leituras foram as próprias do 22° domingo do tempo comum, levando em consideração os sentidos teológicos e pastorais da dedicação desta Basílica.
Em sua homilia, o Cardeal Arcebispo, Dom Ryan Alcântara, fez uma breve relação com o sentido das leituras deste domingo com a dedicação desta Igreja Catedral, que representa a história longínqua e concreta dessa arquidiocese, como símbolo da renovação espiritual que todos buscam em suas vidas, e que, como ela, todos somos chamados a reformar nosso espiritual, nossa ligação com Deus, e que mesmo depois de cinco arcebispados, a Igreja Catedral está firmemente de pé, e seguidamente agradeceu o novo Cura da Catedral, Mons. Erick Breno Bergoglio, responsável também pela reforma da Basílica do Senhor do Bonfim. Por fim, o Cardeal concluiu com o significado de que, hoje a igreja de Salvador também celebra seu envio para a II JMJ da Comunidade Católica de Minecraft, que será na Diocese do Rio de Janeiro, e que a pedido do Santo Padre, no dia de hoje (3), todas as igrejas particulares deveriam enviar seus clérigos à Jornada.
Após a homilia, como prescrito pelo Pontifical, seguiu-se a prece litânica aos santos e bem-aventurados, a fim de que os santos auxiliem a santificar o templo. Depois foram colocados ao centro do altar, as relíquias dos santos patronos da Arquidiocese, Santa Dulce e São Francisco Xavier. Seguidamente o Cardeal Arcebispo proferiu sobre o altar e a igreja a Prece de Dedicação, a fim de que, pelo terceiro grau da ordem, a igreja esteja apta para o seu uso na solene liturgia.
Após a prece, o Cardeal abençoou o óleo do Crisma, para que os bispos concelebrantes, junto dele, ungissem a Igreja e o altar da basílica. Seguidamente também, como proposto no rito, incensou-se o altar e a igreja, e depois acenderam-se as velas principais e decorou-se os altares.
Por fim, seguiu-se a celebração conforme o rito comum da eucaristia, celebrando também o jubileu de dois anos da arquidiocese, em ação de graças. E vale lembrar que, como dito na homilia do Arcebispo, depois de 5 arcebispados, é a primeira vez que a Catedral Basílica-Primacial de Salvador se encontra em perfeitas condições para uso e fidedignidade à igreja da vida real. Ao final da comunhão, as espécies eucarísticas foram transladadas e depositadas pela primeira vez no novo sacrário, na lateral direta da basílica.
Ao final da celebração, o Cardeal agradeceu a todos pela presença, e seguiu sua palavra ao Rev. Mons. Erick Breno de Carvalho Bergoglio, responsável por assumir a reforma e organizar a dedicação da Basílica, que dirigiu algumas palavras de gratidão a todos que contribuíram para que a igreja fosse edificada e dedicada solenemente pelo 5° Arcebispo Primaz do Brasil.
Em sinal de memória e ação de graças, foi assim que viveu a Arquidiocese de Salvador seu momento jubilar por seu biênio, iniciados com um tríduo, nos dias 26 à 28 de agosto, finalizados no dia 29, com uma solene celebração na Festa do Martírio de São João Batista, com a ordenação de um presbítero.
Confira mais fotos da dedicação e algumas fotos do jubileu aqui, neste artigo e no Instagram oficial da Arq. Salvador. @arquidioceseprimazdesalvador.
Você pode acompanhar a gravação, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa de Dedicação da Catedral Basílica-Primacial de São Salvador da Bahia. Clique aqui e confira. ;-)
Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
Equipe Editorial Clerum
Tags
Reportagem

































