José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum
Fotografias de Jéssica Fernandes Teixeira Lima
Ao badalar dos sinos do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, ás 20h iniciou-se a Santa Missa de Ordenação Episcopal dos Monsenhores Antônio Chiavi e Natanel Cominoti, nomeado pelo Papa Paulo II, para os serviços de bispos auxiliares para a Arquidiocese de Salvador.
Nomeados em 24 de abril do ano corrente, na ocasiãoo Santo Padre nomeava Pe. Antônio Chiavi para bispo auxiliar de sua diocese, da qual o padre é membro desde março, e exercia a função de Pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, enquanto o Pe. Natanael Cominoti era recém incardinado na Diocese de Roma. Ordenados nesta sexta-feira, 3 de maio, na Festa dos Apóstolos Tiago e Filipe, ás 20h, e pela mesma ocasião, o Santo Padre marcou sua visita a Arquidiocese de Salvador.
A celebração se seguiu, e após a proclamação do evangelho, foi cantado o Veni Creator Spiritus, canto de invocação ao Espírito Santo, para que guie a ordenação, e após o canto, é feita a chamada do eleito e a confirmação de sua nomeação. Prosseguiu-se com a homilia, nessa ocasião proferida pelo próprio Sumo Pontífice, durante a homilia, ressaltou as leituras proclamadas na celebração, confirme os exemplos exortados na segunda leitura e no evangelho, confirmando que o bispo é e deve ser exemplo para suas ovelhas, sensíveis as necessidades do seu rebanho, e ser um verdadeiro modelo de pai espiritual para os seus ministros, para que não se torne um mero administrador das atividades religiosas.
Após a homilia, o celebrante prossegue o rito com as interrogações ao ordenando, e após isso, procede a ladainha de todos os santos, onde o eleito se prostra no chão, em sinal de entrega ao Espírito Santo e a vontade de Deus.
Seguida a ladainha, o celebrante e os bispos concelebrantes impõem suas mãos sobre a cabeça do eleito, a fim de que se cumpra e se proceda a dita sucessão apostólica, e por fim, reza a oração consecratória, em que firma o rito e confirma a ordenação do Monsenhor ao 3º grau do sacerdócio de Cristo.
Por esta ocasião, a presença especial dos co-ordenantes foi marcada pelos cardeais Evaldo Habsburgo e João Paulo Soares, arcebispos metropolitanos brasileiros, respectivamente do Rio de Janeiro e de Salvador.
Depois da oração, o eleito, agora bispo, é ungido na cabeça com o óleo do crisma, depois revestido da Mitra e do Báculo, sinais do serviço episcopal, e o celebrante o dirige a sede localizada ao lado da igreja, para que seja reconhecido como Pastor.
Por fim, prossegue-se a celebração eucarística, e ao final da comunhão, Dom Antônio Chaivi dirigiu algumas palavras em seu nome e em nome de seu companheiro de ordenação, Dom Natanael Cominoti a todos que acompanharam a celebração e ajudaram a organizar a cerimônia, ao colégio episcopal e aos demais sacerdotes que o auxiliarão em seu pastoreio.
Confira as seguintes fotos da celebração:
Você pode acompanhar a transmissão, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa de Ordenação Episcopal dos Monsenhores Antônio Chiavi e Natanael Cominoti, Clique aqui e confira. ;-)
Confira também as principais fotos no Instagram Oficial da nossa agência, Clerum Fotos. @clerumfotos.minecraft.
Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
Equipe Editorial Clerum
Tags
Reportagem















































































