Reportagem #033 | Papa João Paulo VI celebra sua primeira ordenação como Pontífice!

  José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum

Fotografias de Jéssica Fernandes Teixeira Lima 

Ao badalar dos sinos da Basílica de São Paulo Fora-dos-Muros, ás 15h - horário de Brasília, deu-se inicio a Santa Missa de Ordenação Simultânea de um diácono e um presbítero, da Diocese de Roma, que receberam a imposição de mãos e oração consecratória pelo Papa Paulo II.


Em grande alegria e festa, a Igreja de Roma celebrou e marcou a primeira ordenação presidida pelo Santo Padre, o Papa João Paulo VI, ordenando para a Comunidade Católica de Minecraft mais 1 novo presbítero, e um novo diácono, sendo eles o diácono Ronaldy Maria, FSJPII, e o seminarista Felipe Felix, diocesano de Roma.

A celebração se seguiu, e após a proclamação do evangelho, é feita a chamada dos eleitos e a confirmação de suas disposições para serem ordenados presbíteros. Prosseguiu-se com a homilia, nessa ocasião proferida pelo próprio Sumo Pontífice, durante a homilia, o Papa ressaltou a liturgia dominical, a respeito do Cristo, alimento para a jornada da Igreja, em complemento ao ato de ordenar novos ministros para a Comunidade.
"Se não nos alimentarmos deste Jesus, que é vida, [...] não teremos a capacidade de seguir em frente."
Foram estas as palavras do Santo Padre em sua homilia.




Após a homilia, o celebrante prossegue o rito com as interrogações aos ordenandos, e após isso, procede a ladainha de todos os santos, onde os eleitos prostram-se no chão, em sinal de entrega ao Espírito Santo e a vontade de Deus.




Seguida a ladainha, o celebrante e os demais concelebrantes, entre bispos e padres, impõem suas mãos sobre a cabeça do eleito ao presbiterado, a fim de que se cumpra e se proceda a dita sucessão apostólica, e por fim, reza-se a oração consecratória, em que firma o rito e confirma a ordenação dos eleitos ao 1º e 2º grau do sacerdócio de Cristo.









Depois da oração, os eleitos, agora diácono e presbítero, se revestem com as vestes, e logo depois, o diácono recebe o livro dos evangelhos, e o padre tem são ungidos nas mãos, e recebe seguidamente o cálice e a patena com o pão, em memória do seu ministério que agora exercerão em favor do povo de Deus que lhes for confiado.






Por fim, prossegue-se a celebração eucarística, e ao final da comunhão, Pe. Ronaldy Maria, FSJPII, dirigiu algumas palavras a todos que acompanharam a celebração e ajudaram a organizar a cerimônia, em nome de todos os que foram ordenados nesse dia, e pediu orações para que tenham um frutuoso ministério em Roma    .

Outro fato interessante, uma celebração de ordenação simultânea como esta, é comumente celebrada na Igreja de Roma, mas geralmente presidida pelo Vigário Geral, o bispo que se responsabiliza pela atividade pastoral da igreja romana, no lugar do Sumo Pontífice, e desta vez, o Santo Padre celebrou e concedeu a dignidade do 1º e do 2º grau da ordem aos novos colaboradores de seu pastoreio.
Confira as seguintes fotos da celebração:































Você pode acompanhar o vídeo, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Homilia da Santa Missa do XIX Domingo do Tempo Comum, com Ordenação SimultâneaClique aqui e confira. ;-) Confira também as principais fotos no Instagram Oficial da nossa agência, Clerum Fotos. @clerumfotos.minecraft.

Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.

Equipe Editorial Clerum

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem