Reportagem #036 | Entronização e Coroação Pontifícia de Clemente III

  José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum

Fotografias de Jéssica Fernandes Teixeira Lima & Pe. Murilo Mota

Ao badalar dos sinos da Basílica de São Pedro, as 20h30 - horário de Brasília, deu-se inicio a Santa Missa de Entronização e Coroação de Sua Santidade, o Papa Clemente III .


A celebração este ano acontece de forma diferente das anteriores, a comissão litúrgica escolheu a forma pós-conciliar de se celebrar o inicio do ministério petrino, iniciando da Basílica de São Pedro e indo a fora para a Praça, onde ocorreria a Santa Missa.
Na Basílica ainda, o Santo Padre reza por um momento diante do túmulo do Vigário de Cristo e contempla o pálio papal e o anel do pescador. 

A procissão dá inicio com o anúncio do Mestre de Cerimônias, dizendo:
Sancte Pater, sic transit gloria mundi!
Essa cerimônia significa o inicio dos trabalhos pontificais, como uma espécie de posse/confirmação da eleição, feita no conclave. 

Nessa missa, o novo pontífice recebe o pálio, o anel do pescador, e por fim, como sinal do "triregnum" do pontífice de Roma, é coroado com a Tiara Papal, sinal do poder eclesial e estatal do Santo Padre, sobre a Igreja e o Estado do Vaticano.



E diferentemente da vida real, em nossa Comunidade, os últimos pontificados tem se tornado ponto em comum para a celebração da Entronização e Coroação, visto que, na realidade, os últimos 3 papas, S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco, celebraram apenas como "Início do Ministério Petrino". 
De toda forma, a celebração ocorre logo no início do pontificado, por volta de 5 a 10 dias da eleição do sucessor de Pedro.


É tanto que, a ultima coroação papal, feita na vida real, foi a do Papa São Paulo VI, no ano de 1963, durante o Concílio Vaticano II.


Em nossa comunidade, esse antigo costume seguiu sendo praticado ao longo dos anos, mas o último e mais recente pontífice a receber a coroação pontifícia foi Paulo II, visto que seu primeiro sucessor não fez questão de receber a tiara papal, costume agora retomado por Clemente III.





Ao receber a tiara, diante do povo, na sacada da Basílica de São Pedro, o Cardeal Proto-diácono diz as seguintes palavras:

Accipe tiaram tribus coronis ornatam, et scias te esse Patrem Principum et Regnum, Pastorem Orbis in terra, in terra Vicarium Salvatoris Nostri Jesu Christi, cui est honor et gloria in sæcula sæculorum. Amen

(Recebei a tiara, ornada de três coroas, e sabei que sois Pai de Príncipes e Reis, pastor de toda a terra e Vigário do Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem é dada toda honra por todos os séculos dos séculos. Amém)
Nesta ocasião, a comunidade também celebrou o III Domingo do Advento, conhecido por Domingo Gaudete - "da Alegria", que precedeu assim as leituras e todo o contexto litúrgico da Entronização e Coroação do Pontífice, que em sua homilia, fez referências a liturgia do domingo, em consonância com o início de seu ministério como moderador geral da grande Comunidade dos Católicos de Minecraft.

"Somente em Cristo, não nos cargos que nos devoramos para conseguir, as funções que nos devoramos para alcançar. Somente em Cristo, somente n'Ele, encontramos alegria! Alegrai-vos, mas seja o Senhor seja o fundamento de vossa alegria, a causa última de vossa exultação."

Confira a seguir alguns dos principais registros dessa grande solenidade:





















Você pode acompanhar a transmissão, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa de Entronização e Coroação de S. Santidade, Clemente III do Minecraft. Clique aqui e confira. ;-) 
Confira também as principais fotos no Instagram Oficial da Comunidade Católica de Minecraft e da nossa agência, Clerum Fotos.

Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.

Equipe Editorial Clerum

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem