José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum
Fotografias de Jéssica Fernandes Teixeira Lima
Ao badalar dos sinos da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, as 20h30 - horário local, deu-se inicio a Santa Missa de Ordenação Episcopal dos Monsenhores Douglas Brandsma, José Eliel, Rhiquellme Silva e Wesley Max, nomeados respectivamente pelo Papa Clemente III, para os serviços de Bispo Auxiliar para a Diocese de Brasília, a Arquidiocese de Salvador, a Arquidiocese de Santa Cruz e a Arquidiocese de Manaus.
A Ordenação ocorreu neste dia 4 de Fevereiro de 2025, passados quase 18 dias da publicação das nomeações feitas pelo Santo Padre, o Papa Clemente III, também comemorando seu 2º mês de pontificado.
Mons. Douglas era pertencente do próprio clero brasiliense, Mons. José Eliel era membro do clero aparecidense, tendo iniciado seu ministério na Arquidiocese de Fortaleza, a época, Vicariato Apostólico, Mons. Rhiquellme era membro do clero de Manaus, e Mons. Wesley era também pertencente do clero fortalezense, da mesma turma de formação de Mons. Eliel.
A celebração se seguiu, e após a proclamação do evangelho, foi cantado o Veni Creator Spiritus, canto de invocação ao Espírito Santo, para que guie a ordenação, e após o canto, é feita a chamada do eleito e a confirmação de sua nomeação. Prosseguiu-se com a homilia, nessa ocasião proferida pelo próprio Sumo Pontífice, durante a homilia, o Papa ressaltou brevemente sobre o serviço do "Bom Pastor" exercido pelos Bispos na Santa Igreja, e destacou ainda mais sobre o trabalho que os presbíteros passariam a exercer. "Ao bispo compete mais servir do que dominar!", exortou o Papa em sua homilia.
Encerrou sua reflexão falando das "proximidades" que os bispos devem ter, a principio, a proximidade com Deus, para além da Comunidade, e sim nas suas realidades pessoais, segundamente, a proximidade com o clero, de forma a compreender as necessidades do seu clero, conhecer e acompanhar o desempenho daqueles que foram confiados ao seu pastoreio.
Após a homilia, o celebrante prossegue o rito com as interrogações aos ordinandos, e após isso, procede a ladainha de todos os santos, onde os eleitos se prostram no chão, em sinal de entrega ao Espírito Santo e a vontade de Deus.
Seguida a ladainha, o celebrante e os bispos concelebrantes impõem suas mãos sobre a cabeça dos eleitos, a fim de que se cumpra e se proceda a dita sucessão apostólica, e por fim, reza a oração consecratória, em que firma o rito e confirma a ordenação dos Monsenhores ao 3º grau do sacerdócio de Cristo.
Depois da oração, os eleitos, agora bispos, são ungidos na cabeça com o óleo do crisma, depois revestidos da Mitra e do Báculo, sinais do serviço episcopal, e o celebrante os dirige a sede localizada ao lado do altar, para que sejam reconhecidos como Pastores.
Por fim, prossegue-se a celebração eucarística, e ao final da comunhão, Dom Rhiquellme, membro de nossa Rede Clerum de Comunicação, em seu nome e dos outros ordenados, dirige algumas palavras ao colégio episcopal e aos demais sacerdotes que os auxiliarão em seus pastoreios. Os bispos co-ordenantes e padres auxiliares também procedem seus gestos de carinho e acolhimento aos novos bispos.
Você pode acompanhar a transmissão, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa de Ordenação Episcopal dos Monsenhores Douglas Brandsma, José Eliel, Rhiquellme Silva e Wesley Max, Clique aqui e confira. ;-)
Confira também as principais fotos no Instagram Oficial da nossa agência, Clerum Fotos. @clerumfotos.minecraft.
Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
Equipe Editorial Clerum
Tags
Reportagem

























