Frei Alex da St. Cruz, CCMI - Repórter e Redator da Revista Clerum
"Tempe Sedes Vacante", do latim "Tempo da Sede Vacante", significa que alguma cátedra, está vazia, e pode ser aplicado as dioceses que estão sem bispo, e também a Igreja no seu tempo de Vacância, ou seja, sem o Papa, o sucessor de Pedro.
Geralmente ocorre quando o papa morre ou abdica de seu pontificado, tendo sua consumação, na quebra do anel petrino, seja em cerimônia privada ou aberta, para assim iniciar o chamado período da Sé Vacante.
- Como começa?
O Cardeal Camerlengo da Câmara Apostólica, faz uma reunião as portas fechadas com os membros da Cúria Romana, quebra o anel do pescador do papa, seja ele falecido ou renunciante, e logo após, fecha as portas da sede do palácio apostólico.
Após isso, são convocados os cardeais eleitores, podendo ser eleitos os Cardeais até com 80 anos de vida, para participarem do conclave.
- Quais as principais celebrações?
A primeira de todas as celebrações, geralmente quando o papa morre, é a Missa de Exéquias Papais, ou se o papa tiver apenas renunciado, antes da consumação de seu pontificado ele celebra a Missa de Consumação, onde encerrará suas atividades pontifícias.
Após a convocação do Camerlengo, e com a chegada dos Cardeais Eleitores, é feita a Missa de Abertura da Clausura, com o próprio Camerlengo.
E antes da eleição, ou seja, antes do "Conclave", o Cardeal-Decano celebra a Missa "Pro Elegendo Pontifice", e ao fim da missa os cardeais seguem para a Capela Sistina, para elegerem um novo Sucessor do Apóstolo Pedro.
Ao final da eleição, tendo já um novo papa, horas seguintes a eleição, o papa eleito celebra a consumação do "Conclave", com a Missa "Pro Ecclesia", de encerramento do "Conclave".
- Quais são os principais cargos da Sé Vacante?
Os principais atuantes nesse período são Cardeais que já auxiliavam no governo da Cúria Romana, como o Cardeal Camerlengo, que fica responsável pelos despachos financeiros e delegativos da Cúria Romana, o Cardeal Decano, que preside o colégio dos cardeais e os demais eleitores, que juntos tomam as decisões de acordo com as Congregações Gerais.
- Quantos dias chega a passar o período de Sé Vacante?
Geralmente dura entre 7 a 10 dias, já que espera-se que os demais cardeais cheguem para a votação e que reunidos, eles entrem em clausura e possam eleger um novo pontífice. Segue a lista dos eventos desse período:
- Missa de Exéquias (ou de consumação)
- Chegada dos Cardeais a Roma
- Abertura da Clausura
- Abertura do Conclave (Missa Pro Elegendo)
- Conclave (eleição do novo papa)
- Anuncio do Novo Papa (Habemus Papam)
- Encerramento do Conclave (Missa Pro Ecclesia)
Terminamos aqui a nossa matéria sobre o "Tempe Sede Vacante", confira mais sobre esse tempo que estamos passando no Apostolado aqui na Revista Clerum e nos meios de comunicação do Apostolado Católico do Minecraft

