Reportagem #003 | Young Pope: A Trajetória de Dom Henrique Gänswein, agora Pio IV


Frei Alex da St. Cruz, CCMI - Repórter e Redator da Revista Clerum

Nossa história começa por volta de 28 a 30 de Janeiro de 2021, com a chegada do que naquele período era apenas Fábio Henrique Azevedo, designado ao seminário arquidiocesano de Brasília, sob as formações de Dom Rikelme e Pe. Francysco, uma turma após a turma de formação deste velho religioso jornalista, iniciando sua missão pastoral na paróquia de São Miguel Garicöits, ao lado do até então na época, Seminarista Kauã Costa.


Ordenado diácono juntamente com Kauan Fernandes, aos 26 de fevereiro de 2021, assumia o posto de vigário da paróquia de São Miguel, e posteriormente entraria como noviço da Congregação do Santíssimo Redentor, sob a supervisão do Pe. Gustavo Vitório, C.Ss.R, futuramente bispo auxiliar daquela circunscrição eclesiástica, a quem lhe ordenaria sacerdote junto de seu companheiro de diaconato, Kauan Fernandes e mais outros 2 diáconos, Rafael e Gabriel, sendo um deles também membro da congregação redentorista, no dia 1 de março de 2021.
(foto da ordenação diaconal de Pio IV)

Passado cerca de 15 dias de sua ordenação, juntou-se a - naquela época - Pe. Alex e Pe. Júlio, e juntamente de mais um seminarista depois de um mês, 3 padres diocesanos de Brasília, fundou a Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada, comunidade religiosa já presente a quase 1 ano em nosso apostolado.
(Frei Alex e Frei Henrique, 1 mês após a fundação)

Logo após os 2 meses de fundação, por alguns problemas internos e também a convite de Dom Rikelme, foi o primeiro cônego do Cabido Arquidiocesano de Brasília, cuja primeira reportagem desse jornal foi sua missa de condecoração, juntamente com - naquela época - Frei Kauan Fernandes, CCMI. Confira aqui com mais detalhes.
(foto da condecoração ao cabido, da nossa primeira matéria)

Depois dessa condecoração, o evento mais importante e memorável, foi a eleição do Papa Emérito, Bento VII, da qual Henrique participou como cerimoniário pontifício, junto aos demais cerimoniários escalados para as celebrações.
(foto de Henrique, seguindo a frente na procissão de entrada na capela sistina)

Eleito o Pontífice, logo foi nomeado secretário pessoal de Sua Santidade e para a Casa Pontifícia e membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. E em 13 de Outubro do mesmo ano, foi nomeado Bispo-Auxiliar da Arq. Brasília, sendo ordenado dia 30 do mesmo mês, juntamente de seu companheiro, agora Dom Kauan, eleito auxiliar para a Arq. Salvador.
(Mons. Kauan e Mons. Henrique, em sua ordenação Episcopal)

Porém antes mesmo de assumir como Bispo-Auxiliar, por problemas na gestão arquidiocesana, S. Santidade o elegeu para Arcebispo da Arq. Brasília , onde na própria ordenação recebeu a honraria do pálio, dignidade competente aos Metropolitas.

Depois de uma vasta pesquisa, não conseguimos encontrar o registro de sua criação cardinalícia, mas cremos que a mesma ocorreu entre os dias 10 a 30 de novembro, tendo em vista que seu nome aparece como Cardeal, na atualização dos cargos da cúria romana, e nas seguintes publicações feitas por ele, já se distingue como Cardeal. 

Tbm nesse curto período, foi nomeado a Arq. Salvador, assumindo assim também, o ofício de Primaz do Brasil, com todos os seus privilégios e direitos, no dia 9 de Dezembro de 2021, e por fim, ao final do pontificado de Bento VII, renunciou ao arcebispado e assumiu a Nunciatura Apostólica para o Brasil, onde uma de suas realizações em nome da Santa Sé, foi a posse de Dom Ariel, já em Janeiro deste ano.
(Henrique e Ariel, se cumprimentando após a posse e imposição do pálio)

E Logo após anunciada a renúncia de S. Santidade, foi um dos primeiros cardeais a comparecer em Roma e a estar nas ultimas aparições do pontífice emérito. 

Veja a seguir, fotos do rito do conclave e da primeira aparição pública de S. Santidade, 
Pio IV:

(Dom Henrique pronunciando o juramento)

(Sentado na primeira cadeira do cabido, encontra-se Dom Henrique)

(Dom Henrique, agora Pio IV, acena ao povo)

(foto cinematográfica)


E assim, nós, da Revista Clerum, desejamos de todo o coração que Deus e a Virgem Maria, nossa mãe, ilumine e abençoe o pontificado de Pio IV, e que seja frutífero a ele e a todos nós, membros do Apostolado Católico do Minecraft.

Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.

Equipe Editorial Clerum










Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem