Ordenado diácono juntamente com Kauan Fernandes, aos 26 de fevereiro de 2021, assumia o posto de vigário da paróquia de São Miguel, e posteriormente entraria como noviço da Congregação do Santíssimo Redentor, sob a supervisão do Pe. Gustavo Vitório, C.Ss.R, futuramente bispo auxiliar daquela circunscrição eclesiástica, a quem lhe ordenaria sacerdote junto de seu companheiro de diaconato, Kauan Fernandes e mais outros 2 diáconos, Rafael e Gabriel, sendo um deles também membro da congregação redentorista, no dia 1 de março de 2021.
(foto da ordenação diaconal de Pio IV)
Passado cerca de 15 dias de sua ordenação, juntou-se a - naquela época - Pe. Alex e Pe. Júlio, e juntamente de mais um seminarista depois de um mês, 3 padres diocesanos de Brasília, fundou a Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada, comunidade religiosa já presente a quase 1 ano em nosso apostolado.
(Frei Alex e Frei Henrique, 1 mês após a fundação)
Logo após os 2 meses de fundação, por alguns problemas internos e também a convite de Dom Rikelme, foi o primeiro cônego do Cabido Arquidiocesano de Brasília, cuja primeira reportagem desse jornal foi sua missa de condecoração, juntamente com - naquela época - Frei Kauan Fernandes, CCMI. Confira aqui com mais detalhes.
(foto da condecoração ao cabido, da nossa primeira matéria)
(foto de Henrique, seguindo a frente na procissão de entrada na capela sistina)
Eleito o Pontífice, logo foi nomeado secretário pessoal de Sua Santidade e para a Casa Pontifícia e membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. E em 13 de Outubro do mesmo ano, foi nomeado Bispo-Auxiliar da Arq. Brasília, sendo ordenado dia 30 do mesmo mês, juntamente de seu companheiro, agora Dom Kauan, eleito auxiliar para a Arq. Salvador.
(Mons. Kauan e Mons. Henrique, em sua ordenação Episcopal)
Porém antes mesmo de assumir como Bispo-Auxiliar, por problemas na gestão arquidiocesana, S. Santidade o elegeu para Arcebispo da Arq. Brasília , onde na própria ordenação recebeu a honraria do pálio, dignidade competente aos Metropolitas.
Depois de uma vasta pesquisa, não conseguimos encontrar o registro de sua criação cardinalícia, mas cremos que a mesma ocorreu entre os dias 10 a 30 de novembro, tendo em vista que seu nome aparece como Cardeal, na atualização dos cargos da cúria romana, e nas seguintes publicações feitas por ele, já se distingue como Cardeal.
Tbm nesse curto período, foi nomeado a Arq. Salvador, assumindo assim também, o ofício de Primaz do Brasil, com todos os seus privilégios e direitos, no dia 9 de Dezembro de 2021, e por fim, ao final do pontificado de Bento VII, renunciou ao arcebispado e assumiu a Nunciatura Apostólica para o Brasil, onde uma de suas realizações em nome da Santa Sé, foi a posse de Dom Ariel, já em Janeiro deste ano.
(Henrique e Ariel, se cumprimentando após a posse e imposição do pálio)
E Logo após anunciada a renúncia de S. Santidade, foi um dos primeiros cardeais a comparecer em Roma e a estar nas ultimas aparições do pontífice emérito.
Veja a seguir, fotos do rito do conclave e da primeira aparição pública de S. Santidade,
Pio IV:
(Dom Henrique pronunciando o juramento)
(Sentado na primeira cadeira do cabido, encontra-se Dom Henrique)
(Dom Henrique, agora Pio IV, acena ao povo)
(foto cinematográfica)
E assim, nós, da Revista Clerum, desejamos de todo o coração que Deus e a Virgem Maria, nossa mãe, ilumine e abençoe o pontificado de Pio IV, e que seja frutífero a ele e a todos nós, membros do Apostolado Católico do Minecraft.
Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
Equipe Editorial Clerum
Tags
Reportagem