Extra! Doença do Papa chega ao estágio final!

José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum

Reunidos em Roma ás 15h33 da tarde, o médico pessoal de Sua Santidade, Dr. Eduardo Vale, Cardiologista Geral da Policlínica Gemelli, explicou como encontra-se o quadro clínico do Sumo Pontífice.



O Sumo Pontífice foi diagnosticado, desde 2022, com arritmia cardíaca, e nas ultimas semanas o mesmo teve um quadro de piora da arritmia, onde realizou uma cirurgia para solucionar a doença. Nos últimos diagnósticos, Sua Santidade foi diagnosticado com Cardiopatia Hipertrófica Muscular, conhecida popularmente no Brasil como "Doença de Coração Crescido", onde as paredes musculares do coração vão se expandido e dificultando as funções do órgão.

De inicio, foi instalado um marca-passo e recomendado que o Pontífice não fizesse muitos trabalhos, para que não se desgastasse, e com esse desgaste maior, foi percebido através dos exames realizados no último domingo (09) que a doença já estava chegando ao seu estágio terminal, o que significa dizer que o mesmo está correndo risco de vida pelos próximos dias.

A imprensa perguntou se haveria algum período final para a doença chegar a morte, e em resposta, o Dr. Eduardo respondeu que a qualquer momento podem aparecer sintomas que levem ao óbito, e que devemos ficar atentos aos próximos sinais.

Seguidamente foi indagado se isso tudo se devia ao repouso que o Pontífice deveria ter tomado, Dr. Eduardo disse que não foi completamente, já que em Março, mês que o Santo Padre mais fez viagens apostólicas, foi quando a mesma doença começou a se agravar, e salientou que o Pontífice é bastante animado, e por isso a equipe médica não poderia "o segurar" em Roma.

Questionaram ainda se ele poderá receber visitas nos seus momentos finais, mas Dr. Eduardo orientou que não sejam recebidas muitas visitas, e que o repouso do Pontífice seja ao extremo, que não se levante, nem que se fale muito, nem que se faça mínimos esforços.

Por fim, Dr. Eduardo completou que espera que com o repouso extremo o Sumo Pontífice possa melhorar em seu quadro a ponto de poder retornar as suas atividades normais como chefe de estado e líder espiritual.

Ao final, o Cardeal Pietro Ferraz, Arcebispo de Salvador e Camerlengo da Câmara Apostólica, encerrou a coletiva de imprensa desejando a todos uma boa tarde e pedindo orações pelo estado de saúde do Sumo Pontífice.

Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem