Reportagem #007 | Ordenação Episcopal de Dom Alex Felipe (Frei Alex da Santa Cruz)

 José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum

Ao badalar dos sinos da Catedral-Basílica Primacial De São Salvador, na cidade de Salvador, as 14h - horário local, deu-se inicio a Santa Missa de Ordenação Episcopal de Frei Alex da Santa Cruz, nomeado pelo Papa João , para o serviço de Bispo-Auxiliar da Prelazia de Tessália.

(Frei Alex, acompanhado dos sacerdotes auxiliares, Pe. Gabriel e Pe. Bruno Alexandre)

A Missa que seria celebrada inicialmente em Roma, e que por intervenções e problemas do servidor em qual se encontra o mapa, para não passar muito tempo da data de nomeação, em conjunto com o Santo Padre, a comissão de ordenação marcou-a para este domingo, dia 12, na recém reaberta Arquidiocese de Salvador.

A celebração se seguiu, e após a proclamação do evangelho, foi cantado o Veni Creator Spiritus, canto de invocação ao Espírito Santo, para que guie a ordenação, e após o canto, é feita a chamada do eleito e a confirmação de sua nomeação. Prosseguiu-se com a homilia, nessa ocasião proferida pelo próprio Sumo Pontífice, durante a homilia, o Papa ressaltou o evangelho, que muito condiz com o espírito do Concílio Lateranense

(durante o canto do Veni Creator)

(Homilia proferida por Sua Santidade, João)

Após a homilia, o celebrante prossegue o rito com as interrogações ao ordenando, e após isso, procede a ladainha de todos os santos, onde o eleito se prostra no chão, em sinal de entrega ao Espírito Santo e a vontade de Deus.

(prostração e ladainha de todos os santos)

Seguida a ladainha, o celebrante e os bispos concelebrantes impõem suas mãos sobre a cabeça do eleito, a fim de que se cumpra e se proceda a dita sucessão apostólica, e por fim, reza a oração consecratória, em que firma o rito e confirma a ordenação do Monsenhor ao 3º grau do sacerdócio de Cristo.

(o Santo Padre impõe as mãos sobre o Frei Alex)

Depois da oração, o eleito, agora bispo, é ungido na cabeça com o óleo do crisma, depois revestido da Mitra e do Báculo, sinais do serviço episcopal, e o celebrante o dirige a sede localizada ao lado da igreja, para que seja reconhecido como Pastor.

(o Santo Padre unge a cabeça com o óleo do crisma)

(o Santo Padre impõe a mitra)

Por fim, prossegue-se a celebração eucarística, e ao final da comunhão, Dom Alex dirige algumas palavras a comunidade local, ao colégio episcopal e aos demais sacerdotes que o auxiliarão em seu pastoreio. Os bispos co-ordenantes e padres auxiliares também procedem seus gestos de carinho e acolhimento ao novo bispo. 

Outro fato interessante, há um ano atrás, nós da Revista Clerum, estávamos cobrindo a ordenação daquele que é o precursor do legado de Frei Alex, Dom Matheus Alves, que muito animosamente concelebrou a ordenação de seu formador, e se deu conta apenas ao final da missa, que no dia de hoje completava 1 ano de Episcopado.
Confira as seguintes fotos da celebração:

(Dom Alex saúda o povo)

(Liturgia Eucarística)

(Saudação do povo ao som do Te Deum)

(Foto Final da Celebração)

Você pode acompanhar a transmissão, feita pela nossa equipe de telecomunicações, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa de Ordenação Episcopal de Frei Alex da Santa Cruz, CCMI. Clique aqui e confira. ;-) 


Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.

Equipe Editorial Clerum

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem