HOMILIA DOMINICAL - FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
Queridos irmãos,
Neste domingo é celebrado com essa grande alegria, com grande fervor, essa festa da Transfiguração do Senhor.
Esse evento tão marcante, esse evento no qual ele - Jesus - se revela em sua glória divina, ele se revela à João, Tiago e Pedro. Então, no alto da montanha, esses três aqui fazem esta revelação divina. Eles veem este evento. Então, nós somos convidados a contemplar esta majestade de Cristo e renovar a nossa fé conhecendo, ele é o filho do amado de Deus. Então em Mateus, capítulo 17, nós vemos. Então, Deus através de uma nuvem luminosa nos diz a Isaías no caso. "É esse é meu filho amado escutai sempre o que ele diz", através dessa dessa nuvem.
Então, enquanto Jesus orava, seu rosto, lá naquela montanha, seu rosto brilhava como sol, as suas vestes ficavam resplandecentes, ficavam alumiadas. Então, Moisés e Elias, conversando com Jesus e testemunhando essa continuidade desse plano divino que é revelado ao longo da história.
Ao longo da história é revelado esse plano de vida. Pedro, que não era..., era dos apóstolos mais problemáticos de Jesus. Pedro que, do episódio em qual ele corta, Pedro corta a orelha de um, que trabalhava com o sacerdote na sinagoga, "Pedro não vai lá corta, a orelha desses. "Pedro era uma pessoa problemática para Jesus.
Mas Pedro mesmo, assim tomado pela emoção, então ele propõe a Jesus que se construam tendas, então Moisés e Elias e Jesus tem a sua tenda, aí nós vemos uma coisa importante. Por que Pedro vai lá e constrói uma tenda para Jesus, Moisés e Elias e não para ele? Porque a tenda de Pedro é a Basílica de São Pedro Então, Pedro teria já a Basílica de São Pedro, seria a sua tenda a sua morada. Por isso que é proposto Pedro propõe que se fez façam apenas três tendas para Elias, Moisés e Jesus, por causa que a tenda de Pedro é a Basílica de São Pedro.
Então, isso é dito pelo cardeal, na época Ratzinger, que conta esta faz essa pergunta, alguns alunos. Por que de três tendas e não quarto? Então o Cardeal Ratzinger, Bento XVI diz, que é por causa que é a Tenda de São Pedro é a Basílica de São Pedro.
Então, nesta experiência extraordinária, qual afigura, essa figura de Jesus. Cumpre todas essas promessas do Antigo Testamento. Então essa expressão máxima, essa expressão é dessa revelação divina. Então isso nos recorda que Jesus é o Messias, o Salvador que vai liberar a humanidade do pecado e da morte.
Então, hoje também é interessante que todas as festas de Jesus que não tenho data específica são celebradas na festa da transfiguração do Senhor. Então hoje essa levada a fé do Senhor Bom Jesus,
um monte, em vários lugares.
Então essa devoção desse título do Bom Jesus recorda a sua misericórdia, a sua bondade, que ele é o bom pastor, que mesmo em sua bondade ele tem as mãos atadas, porque as mãos atadas? Significam que Jesus utiliza das nossas mãos. Tendo as dele atadas, ele vai alterar de nossas mãos para fazer essa bondade e assim com essa bondade que ele faz a gente consegue essa salvação, que ele oferece.
Então nessa imagem, essa representação artística, imagem que de Jesus, que recorda à sua paixão e morte. Essas mãos atadas que significam a entrega total, a entrega a vontade do pai, então nessa missão redentora com essas mãos atadas, ele utiliza das nossas para o bem. Então as nossas mãos não devem acertar as mais abertas, as nossas mãos devem estar abertas a humildade, o amor, a todas essas coisas né.
Também é interessante que a festa do transfiguração do Senhor é celebrada 40 dias antes da Festa da Exaltação da Santa Cruz. A Festa da Exaltação é feita se não me engano, dia 14 de setembro.
E nessa experiência da Transfiguração do Senhor que possamos nesse altar da nossa vida, que deixar que Jesus se revele a nós que Deus se revele através de coisas diferentes, através de uma nuvem luminosa, como fez aos apóstolos, e que nós possamos ser exemplo de transformação assim como ele fez.
✠ Gabriel Pavan Ferraz
Bispo-Auxiliar e Nomeado Cardeal & Arcebispo-Coadjutor da Arq. Salvador
Pregador na Revista Clerum
Você pode ver exclusivamente esta homilia também em áudio e vídeo, feito pela nossa equipe televisiva, a Rede Clerum de Comunicação, Clique aqui e confira. ;-)
Tags
Homilia Dominical
