HOMILIA DOMINICAL - XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Querido Povo de Deus aqui reunido.
Neste domingo, contemplamos a passagem em que Nosso Senhor, após o grandioso evento da multiplicação dos pães, aparece em meio as águas, chegando a assustar os seus discÃpulos como se fosse um "fantasma", aparecendo repentinamente.
Interessante nos questionarmos a relação entre as leituras deste domingo, já que, na primeira leitura, vemos o Profeta Elias, em seu perÃodo de escondimento e busca de Deus, esconde-se numa gruta por uma noite e, na manhã seguinte, é impelido a sair e esperar o Senhor que há de passar, e vários fenômenos naturais, dos mais simples aos mais temerosos acontecem, até que numa leve brisa, Elias descobre a presença do Senhor Deus. Vejamos em que sutileza o Senhor se mostra para nós, na leveza da brisa, não no fogo, no terremoto ou na chuva, e sim na simplicidade.
Na primeira estrofe do salmo, vemos o salmista declamar que "Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar.", trazendo ênfase novamente a essa calma que trás a presença do Senhor.
E no evangelho, ao aparecer, o momento mais marcante, se assim pudermos destacar, é quando Pedro pede que, se for o Senhor, que ele possa ir até ele caminhando pelas águas, e a plena confiança de Pedro no Cristo faz com que ele ande sobre as águas, mas quando ele se distrai, ele cai e o Senhor o ajuda a levantar. Assim também somos nós, quantas e quantas vezes, em meio as dificuldades e tribulações da vida, vemos o Senhor ao longe, sinalizando que está conosco, e fitamos nosso olhar unicamente nele, e tudo começa a dar certo, mas num milésimo de segundo, desviamos nossa atenção, seja as futilidades da vida humana, ou ao pecado, mas de qualquer formas desviamos o olhar, desafixamos os olhos dele, e somos levados pela correnteza dos problemas da vida, sejam espirituais, corporais ou psicológicos.
E é nessa certeza, na leveza apresentada na primeira leitura, na paz proclamada no salmo, que devemos nos ater, olhando fixamente nos olhos do Senhor, alimentando-nos de sua palavra e de seu Corpo e Sangue.
Que a liturgia de hoje possa gravar em nosso coração esta mensagem, de que o Senhor é sempre conosco, que está atento aos nossos passos, e de que só o que precisamos para vencer os obstáculos da nossa vida é a plena confiança no Senhor. Que nos momentos de fraqueza, possamos clamar o EspÃrito Santo em nosso favor, para que ele avive em nós a confiança em Deus e em suas obras.
Porque tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.
Assim Seja!
✠ Alexsander Felipe
Bispo-Auxiliar da Arq. Salvador
Redator Chefe e Repórter da Revista Clerum
Diretor Geral da Rede Clerum de Comunicação
Tags
Homilia Dominical
