José Teixeira Neto - Repórter da Revista Clerum
Fotografias de Jéssica Fernandes Teixeira Lima
Reunidos em Roma ás 20h, horário local, iniciava-se a Celebração Eucarística Solene de Abertura do Ano Jubilar da Comunidade Católica de Minecraft, presidida pelo Santo Padre, Paulo II, e concelebrada por demais membros da nossa Comunidade e de outras comunidades convidadas.
A Celebração contou com a presença de diversos bispos, sacerdotes e leigos, das mais variadas dioceses e também de comunidades irmãs brasileiras e a comunidade de língua espanhola.
Ao final da Celebração Eucarística, o Santo Padre realizou a abertura da Porta Santa, celebrando a ocasião do Jubileu, Confira mais fotos a seguir:
Como complemento, nossa equipe entrevistou com alguns dos participantes da celebração, e perguntamos qual a sensação de fazer parte deste momento histórico para a Comunidade e para a Santa Igreja, veja o que eles responderam a seguir:
Fico feliz em acolher os novos, sou um cardeal fim de linha, e na minha caminhada sempre tive muito claro a questão da dinâmica eclesial do novo. Ontem fui eu, hoje eles e depois virá novidades, não somos eternos e nem devemos nutrir isso em nós, somos pessoas movidas pelo Espírito, e o Espírito se renova sempre.
Respondeu o Cardeal Rikelme Feitosa, atualmente Bispo Auxiliar de Roma, Vigário Geral para o Vaticano;
Foi como disse em particular para o Santo Padre, foi um sentimento de alegria e de gratidão por poder contar com esses nossos irmãos em mais um “estágio”. O Santo Padre, com um gesto de soberana e amorosa paternidade que já brilha em todos os seus gestos neste primeiro ano de luminoso e sereno Pontificado quis distinguir estes nossos irmãos com a Púrpura Romana, chamando-os a fazer parte deste Colégio Cardinalício, que desde o começo de nossa comunidade oferece ao Vigário de Cristo em minecraft o humilde contributo da própria colaboração no cumprimento do seu Ministério Universal Apostólico como Sucessor do Apóstolo Pedro. Sentimos profundamente a tarefa de grave responsabilidade, que exige um suplemento de dedicação, e que precisamente por isso postula um incessante compromisso de amor total e de fidelidade incondicionada a Cristo Senhor e ao Povo cristão, destinatário do nosso apostolado e do nosso serviço pastoral. E faço lembrar as palavras de Dom Leonardo “títulos não nos fazem mais filhos ou filhas de Deus” está mais ligados na humildade e no apostolado, e que traga “Uma espiritualidade da gratuidade e do serviço”.
Respondeu o Cardeal Júlio Hoffman Sarto, atualmente Bispo Auxiliar de Roma, prefeito do Dicastério para o Clero;
É uma sensação incrivelmente única. Poder receber novos irmãos na púrpura em nosso meio, não tem preço. Neste período Jubilar em que nossa comunidade trilha, é certamente uma bênção acolher novos Príncipes para a Igreja de Deus. De forma especial, grandes homens que se empenham diariamente pelo bem comum de nossa comunidade. Desejamos que eles possam ter longínquos anos de ministério cardinalício. Que Deus os ajude!
Respondeu o Cardeal Pedro Parolin, atualmente Arcebispo eleito de Aparecida;
Uma sensação de satisfação de ver irmãos que trabalham conosco de maneira tão próxima sendo honrados com essa dignidade.Me alegra o coração, foi uma sensação incrível estar tão perto dos príncipes da santa igreja.
Respondeu Dom Erick Breno Bergoglio, Bispo Prelado da Prelazia de Fortaleza;
É com grande alegria que toda a Igreja recebe e acolhe os novos cardeais ao sacro colégio cardinalício. É sempre uma ótima oportunidade de renovar o espírito missionário da igreja, os cardeais que carregam o manto púrpura, lembrando os mártires, é sempre um chamado, a irmos mais, sermos mais missionários, como cantamos na hora que os cardeais saúdam os outros cardeais, "Eutes In Mundo", é disperso pelo mundo e, enfim, é muito bonito! É uma sensação maravilhosa, enche o coração de alegria, de esperança, de solidariedade e de muito amor pela Santa Igreja. São nessas oportunidades da qual o nosso coração se sente mais... cheio, por este amor pela Santa Igreja de Cristo e penso eu, que são ótimos candidatos e que farão muito bem a Santa Igreja!
Respondeu o Cardeal Antônio Matheus, atualmente Vigário Geral para a Diocese de Roma;
Para mim que vi nascer esse apostolado digital, vê-lo completar 10 anos de existência significa muito. Gratidão é a palavra que exprime esse misto de sentimentos. Gratidão primeiramente a Deus, que fez acontecer a sua obra se servindo de nossa pequenez, sem levar em conta nossas fragilidades, mas sim nosso potencial. Gratidão aos irmãos que encontrei, pelas estradas de Jesus, durante esses anos, que com amor, dedicação e valentia me ajudaram a construir essa comunidade que hoje conhecemos. Cada um de nós é uma pedra viva dessa construção. Ainda há muito o que fazer, e muito a contribuir com a Igreja e o evangelho, pois a humanidade do futuro se volta para as plataformas e realidades digitais, e lá Cristo também precisa se fazer presente. As ações que celebramos nesse Jubileu de 10 anos, e que pretendemos perpetuar, é a ação de fazer Cristo presente na vida das pessoas, ultrapassando todos os muros, limitações geográficas e de linguagem.
Respondeu Dom Evaldo Cardeal Habsburgo, atualmente Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia;
Participar da abertura do Jubileu de 10 anos da comunidade Católica de Minecraft é foi experiência única e emocionante, repleta de significado para todos os envolvidos. A sensação de comunhão entre todas as comunidades é palpável, unindo os fiéis de diferentes partes do mundo em um propósito comum. Essa conexão virtual transcende as fronteiras geográficas, fortalecendo os laços fraternos entre os membros da comunidade, refletindo o verdadeiro espírito de comunhão da Igreja.A vivência do evangelho ganhou uma dimensão peculiar nesse contexto, onde os participantes, por meio do Minecraft, têm a oportunidade de incorporar os ensinamentos cristãos na construção de suas próprias experiências virtuais. Essa vivência dinâmica do evangelho se manifestou não apenas nas ações daquele momento do jogo, mas também na interação e apoio mútuo que os membros proporcionam uns aos outros, refletindo os princípios fundamentais da fé cristã.Ao mergulhar na história dessa comunidade ao longo dos últimos 9 anos, testemunhamos não apenas o crescimento do grupo, mas também a construção de uma história de fé, perseverança e cooperação. A liturgia da palavra nos revelou durante a celebração não apenas fortalecimento da fé, mas também ressalta a continuidade da tradição cristã e sua adaptação inovadora no mundo virtual. A abertura do Jubileu foi um marco não só da comunidade, mas da Igreja em sua missão!
Respondeu-nos generosamente o Santo Padre, Papa Paulo II;
Veja também mais algumas fotos dos momentos principais da celebração:
Você pode acompanhar a transmissão, feita pela nossa equipe de transmissões, a Rede Clerum de Comunicação, da Santa Missa da Solenidade da Cátedra de São Pedro e Abertura da Porta Santa e do Ano Jubilar, Clique aqui e confira. ;-)
Confira também as principais fotos no Instagram Oficial da nossa agência, Clerum Fotos. @clerumfotos.minecraft.
Gostou da reportagem? clique aqui e confira mais algumas reportagens presentes no nosso site.
Equipe Editorial Clerum
Tags
Reportagem












































