Homilia Dominical | V Domingo da Quaresma


HOMILIA DOMINICAL - V DOMINGO DA QUARESMA

Caríssimos irmãos e irmãs,

Hoje, ao nos reunirmos para celebrar este V Domingo da Quaresma, somos chamados a acolher o apelo à conversão que ressoa em nossos corações. É um chamado que ecoa desde os tempos antigos, quando o Senhor prometeu estabelecer uma nova aliança com o seu povo. E essa aliança se cumpre em Cristo, como nos ensina o autor da Carta aos Hebreus. Nele, encontramos a força e a certeza de que podemos, sim, realizar essa mudança de vida que Ele nos propõe.

Muitas vezes, somos tentados a olhar para trás, para os erros do passado, para as situações difíceis em que nos encontramos. Mas não podemos nos deter nesses pensamentos negativos. Devemos alimentar a esperança de que seremos renovados, porque temos a promessa da presença de Cristo conosco em nossa jornada de conversão.

Não percamos tempo lamentando nossas falhas ou nos sentindo incapazes de mudar. Tenhamos confiança filial em Jesus Cristo, que intercede por nós junto ao Pai, para que possamos avançar rumo à renovação de vida.

A piedade, essa virtude que regula as relações entre pais e filhos, nos mostra o amor, o respeito e a obediência que devemos ter para com Deus. Ele deseja libertar-nos de nossas fealdades espirituais e restaurar em nós a beleza que recebemos no Batismo. Assim como uma mãe não deixa de amar seu filho mesmo quando ele está sujo e desarrumado, Deus não deixa de nos amar, mas quer nos purificar e nos tornar belos novamente.

É fundamental compreender que a maior alegria que podemos proporcionar a Deus é permitir que Ele nos perdoe, que nos liberte de nossos pecados e nos revista novamente com a dignidade de filhos de Deus. As parábolas da misericórdia, narradas por São Lucas, nos mostram essa imensa paciência e amor divinos para conosco.

Sabemos que não é fácil mudar. Muitas vezes, encontramos em nós apegos e hábitos que precisam ser superados. Mas devemos ter a coragem e a fortaleza para enfrentar esses desafios, sabendo que Deus está ao nosso lado, pronto para perdoar nossos pecados e nos ajudar a crescer na santidade.

Que possamos, então, buscar constantemente a fonte da vida e da salvação que é Jesus Cristo. Que Ele seja a nossa inspiração e nossa força na jornada de conversão que empreendemos nesta Quaresma. Que saibamos aproveitar os sacramentos como verdadeiras fontes de graça e renovação espiritual.

Que o Senhor nos conceda a graça de acolhermos plenamente o seu apelo à conversão, para que possamos experimentar a alegria e a paz que vêm de uma vida reconciliada com Ele.

Amém.
Antônio Matheus Carneiro
Vigário Geral para a Diocese de Roma
Pregador Apostólico e Pregador na Revista Clerum

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem