ESPECIAL "TRÍDUO PASCAL" - SEXTA-FEIRA SANTA - PAIXÃO DO SENHOR
Caríssimos irmãos e irmãs,
Hoje, nesta Sexta-feira Santa, reunimo-nos para refletir sobre o profundo mistério da paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Este é um momento de profunda introspecção, de olhar para dentro de nossos corações e contemplar o sacrifício sublime, puro, santo e imaculado que Cristo fez por amor a cada um de nós.
Ao contemplarmos a cruz, somos convidados a lembrar o imenso amor de Deus por nós. Jesus Cristo, o Filho de Deus, entregou sua vida por nós, sofrendo agonia e morte na cruz para que pudéssemos ser reconciliados com o Pai. Seu sacrifício é a maior expressão de amor que o mundo já conheceu.
Neste dia, somos chamados a nos unir espiritualmente ao sofrimento de Cristo, reconhecendo nossas próprias fraquezas e pecados. É uma oportunidade para renovarmos nosso compromisso de seguir os ensinamentos de Jesus, de amar nossos irmãos e irmãs, de perdoar aqueles que nos ofendem e de buscar a justiça e a paz em todas as nossas ações. Neste ponto exorto-vos que, Cristo ficará mais feliz com a reconciliação entre dois irmãos, do que uma simples penitência que depois será esquecida.
Mas esta data, não é apenas uma dia de tristeza e lamento. É também um dia de esperança. Pois sabemos que a morte não teve a última palavra. No terceiro dia, Cristo ressuscitou dos mortos, vencendo o pecado e a morte e abrindo para nós as portas da vida eterna.
Que neste dia santo possamos abrir nossos corações à graça de Deus, permitindo que o sacrifício de Cristo transforme nossas vidas. Que possamos viver de acordo com o exemplo de humildade, serviço e amor que ele nos deixou. E que possamos olhar para a cruz com gratidão e reverência, sabendo que, por meio dela, fomos salvos.
Que Deus nos abençoe e nos guarde neste dia e sempre. Amém.
✠ Antônio Matheus Carneiro
Vigário Geral para a Diocese de Roma
Pregador Apostólico e Pregador na Revista Clerum
Tags
Reflexão Diária
