Especial "Tríduo Pascal" | Homilia do Sábado Santo

 

 ESPECIAL "TRÍDUO PASCAL" - SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL

Caríssimos irmãos e irmãs,

Prosseguindo o itinerário pascal, chegamos ao Sábado do Silêncio, a manhã deste dia é rodeada de mistério e principalmente, de uma tristeza ainda profunda, porque "O Amado não está aqui!". O Luto pela perca do Salvador é algo marcante e presente na comunidade dos apóstolos, ainda descreditados do que aconteceu no dia anterior.

Por esta razão, e com resquícios de memória da antiga tradição mosaica, a Igreja resgata o costume da "Pessach" de contar a História da Salvação, segundo os moldes da ceia judaica, remonta na celebração da Vigília Pascal, através da "farta" mesa da palavra, com sete primorosas leituras, sobre o início, o meio e o ponto ao qual chegamos no plano de Salvação, até contemplar a Ressureição do Cristo, ao despontar da aurora da celebração.

Todos os sinais da liturgia apontam para um só fator, o Cristo Ressuscitado, Vencedor da Morte, Juiz dos Vivos e dos Mortos, Esposo da Jerusalém Celeste, que são os escolhidos e salvos pela Graça Divina. O mesmo Jesus que é para nós "Coluna de Fogo" como no Êxodo, guiando o povo eleito na escuridão das nossas vidas, na escuridão da Mansão dos Mortos, a fim de libertar os justos cativos.

Já na manhã do primeiro dia, as Santas Mulheres, como relata a passagem de Marcos, houve uma surpresa ao descobrir que o túmulo estava aberto, e ao encontrarem a figura celestial de um jovem, o mesmo lhes diz: "Não está aqui, Ressuscitou!" e adianta "Vão e dizei aos discípulos e a Pedro, que ele irá a frente de vós e vos encontrará na Galileia, como prometido", ou seja, ele ordena que elas sigam apressadamente para contar e serem testemunhas de que Cristo Ressuscitou aos discípulos, e que Ele haveria de retornar a encontrar com eles onde tudo tinha começado, na Galileia.

Que nesta Páscoa, sejamos estas mesmas testemunhas do Cristo Ressuscitado, e que possamos experimentar com tal intensidade, assim como nos dias deste tríduo, o tempo virtuoso da oitava pascal.

Alexsander Felipe
Núncio Apostólico
Redator Chefe e Repórter da Revista Clerum
Diretor Geral da Rede Clerum de Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem